Arkeri RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Palavras-chaves

Últimos assuntos
» Raças
Sistema de ações & Atributos EmptyTer maio 08, 2018 4:42 pm por Mestre Sinnus

» Sistema de ações & Atributos
Sistema de ações & Atributos EmptyTer maio 08, 2018 4:22 pm por Mestre Sinnus

» O que é um PbF? Como funciona?
Sistema de ações & Atributos EmptyTer maio 08, 2018 1:09 pm por Mestre Sinnus

» [Modelo] Criando seu personagem (Leia isso)
Sistema de ações & Atributos EmptyTer maio 08, 2018 11:00 am por Mestre Sinnus

» Regras de Conduta do Fórum
Sistema de ações & Atributos EmptySex Mar 23, 2018 3:08 pm por Mestre Sinnus

» Apresentação de Mestre Sinnus
Sistema de ações & Atributos EmptySex Mar 23, 2018 2:32 pm por Mestre Sinnus

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário


Sistema de ações & Atributos

Ir para baixo

Sistema de ações & Atributos Empty Sistema de ações & Atributos

Mensagem por Mestre Sinnus Ter maio 08, 2018 4:22 pm

SISTEMA DO ARKERI-RPG & ATRIBUTOS

1. Introdução

No tópico nomeado por "O que é um PbF? Como tudo funciona?", falamos sobre Acerto e Falhas nas ações dos personagens durante a aventura. Ali, declaramos que utilizamos um sistema de rolamento de dados para verificar o sucesso ou falha de cada ação.

Mas, como tal sistema funciona? Bem... Continue lendo.

2. Atributos

Quando um usuário constrói seu personagem, ele terá de preencher alguns campos de atributos. Atributos mostram o quão qualificado é o teu personagem e qual é a chance de sucesso. Eles são classificado em seis tipos: Combate Corpo-a-Corpo, Combate à Distância, Combate Mágico, Durabilidade, Auto-defesa e Social.


Sistema de ações & Atributos SwordAxe

Combate Corpo-a-Corpo
Este conjunto de atributos define o quão bom é um personagem utilizando armas de combate corpo a corpo. Essa classificação contém os seguintes atributos:

Cortar: Capacidade de cortar um inimigo (ou objeto) com uma arma cortante.
Estocar: Capacidade de perfurar um inimigo (ou objeto) com uma arma de estoque.
Esmagar: Capacidade de esmagar um inimigo (ou objeto).

Sistema de ações & Atributos 6a6c0e0e03f9af799d46e46e911b6473

Combate à Distância
Este conjunto de Atributos indica o quão qualificado é um personagem em armas de combate à distância. Essa classificação contém os seguintes atributos:

Arcos: Capacidade de acertar um adversário (ou algum objeto) com um arco.
Pistolas: Capacidade de acertar um inimigo (ou algum objeto) com uma arma semelhante à uma pistola (ou besta).
Arremesso: Capacidade de acertar um adversário após arremessar um objeto.

Sistema de ações & Atributos Latest?cb=20130801164403&path-prefix=pt

Combate Mágico
Este conjunto de Atributos indica o quão qualificado é um personagem em magia. Essa classificação contém os seguintes atributos:

Conjurar: Capacidade de conjurar uma magia ou habilidade.
Conc./Inteligencia: Capacidade de restaurar mana, perceber padrões, ganho de XP e aprender novas skills.
Espírito: Afinidade com mana. Quanto maior o Espírito, mais MP o personagem terá.

Sistema de ações & Atributos Fed7c67ced7b59eac8606bcc9a32b8ea

Durabilidade
Este conjunto de Atributos indica o quão qualificado é um personagem na absorção de dano. Essa classificação contém os seguintes atributos:

Cond. Física: Quanto maior for a Condição Física, maior será o HP e a Estamina do personagem.
Armadura: Capacidade de absorver dano físico.
Res. Mágica: Capacidade de absorver dano mágico.

Sistema de ações & Atributos Comics-hulk-fist_97451

Alto-Defesa
Este conjunto de Atributos indica o quão qualificado é um personagem em se defender de golpes. Essa classificação contém os seguintes atributos:

Esquivar: Capacidade do personagem se esquivar de algum golpe.
Bloquear: Capacidade de bloquear algum golpe.
Correr: Capacidade de fugir ou perseguir alguém.

Sistema de ações & Atributos Fantasy_avatar_people-19-512

Social
Este conjunto de Atributos indica como um personagem se comporta em sociedade. Essa classificação contém os seguintes atributos:

Carisma: Capacidade de passar alguma impressão ou convencer pessoas.
Intimidar: Atributo para intimidação.
3. O Sistema de Arkeri RPG

3.1. Sistema de Combate

É fato que existem momentos onde um jogador entra em combate com um NPC (ou até mesmo, com outro player). Quando isso ocorre, fazemos várias comparações entre os atributos do jogador e os atributos do NPC e, em seguida, aplicamos algumas regras durante a rolagem de dados.

Para facilitar a compreensão, vamos tomar o seguinte exemplo: suponha que o jogador fictício"Nesean" resolva atacar um monstro qualquer. Primeiramente, verificamos quais atributos estão associados ao tipo de ataque de Nessean (Corpo-a-Corpo, Distância ou Combate Mágico).


Sistema de ações & Atributos Tumblr_nt5ah8u6DN1t89rpeo2_500

Combate Corpo a Corpo


Caso o tipo de ataque do jogador esteja associado ao Combate Corpo-a-Corpo, verificamos qual atributo (Cortar, Esmagar ou Estocar) descreve o golpe utilizado pelo player. Por exemplo, vamos imaginar que "Nessean" esteja usando uma arma de esgrima, logo, o atributo associado ao seu golpe será "Estocar".

Em seguida, analisamos qual melhor Auto-Defesa o monstro utilizará para se defender do golpe. Lembre-se que Auto-Defesa possui três atributos: Bloquear, Esquivar e Correr. Vamos supor que o monstro usou "Bloquear".

Com isso em mente, primeiro, fazemos a seguinte conta: [Atributo Estocar de Nessean] + [Atributo Estocar da Arma] e fazemos uma comparação com [Atributo Bloquear do monstro]. Para facilitar o entendimento, vamos imaginar que [Atributo Estocar de Nessean] + [Atributo da Arma] = 9 e [Atributo Bloquear do monstro] = 7.

Como 9+7=16, lançaremos um d16. Para esse jogador obter sucesso, ele necessita obter um resultado maior que 7.

Caso o usuário obtenha sucesso em sua ação, o dano causado será calculado da seguinte forma: [Atributo Estocar] + [Atributo da Arma] - [Armadura do Monstro] + 1d6.

Sistema de ações & Atributos Latest?cb=20141208183029&path-prefix=es

Combate Mágico


Diferente do combate Corpo a Corpo, o dano causado por um usuário de magia depende, principalmente, das propriedades da skill conjurada. Tais propriedades são: Level da skill, Dificuldade de Conjuração, Dano Base, Custo de Mana e Essência.

Quanto maior for o level de uma magia, menor será a dificuldade de conjuração, maior o dano base e menor será o custo de mana. A essência da magia indica qual "elemento" representante (por exemplo: fogo, água, ...) e esta característica é inalterável.

Agora, vamos imaginar que o personagem "Nessean" resolva atacar um monstro com uma magia. Inicialmente, esse player precisa obter sucesso ao conjurar tal magia. Para verificar se tal habilidade será conjurada, verificamos quanto pontos em "Conjurar" esse jogador tem (imagine que [Conjurar de Nessean] = 5) e, depois, checamos a dificuldade de conjuração da skill ([Dificuldade] = 4).

Como 5+4=9, lançaremos um 1d9. Nassen obtêm êxito caso o número sorteado seja maior que 4.

Após conseguir invocar uma magia, não significa que um mago conseguirá atingir o adversário. A maioria das vezes, os personagens precisam fazer outros testes de atributos (por exemplo: ao criar uma bola de fogo, o jogador necessita arremessar essa magia no oponente e, portanto, o narrador da campanha fará um teste de Arremesso.

Enfim... Ao vencer a Auto-Defesa do monstro, o dano causado por Nessean será calculado da seguinte forma: [Dano Base da Magia] + 1d6 - [Resistência Mágica do monstro]. Porém, esse dano pode ser reduzido caso o monstro tiver resistência à essência da magia utilizada (por exemplo, golens de lava são resistentes ao fogo).

Sistema de ações & Atributos 3o6ZsX1RnKETQvBQxG

Combate à Distância



Se o ataque do usuário for do tipo "Combate à Distância", então verificamos qual dos atributos (arcos, pistolas ou arremesso) melhor 'descrevem'  o golpe utilizado. Suponhamos que Nessean esteja utilizando um arco, logo, o atributo "Arcos" é o que melhor descreve seu ataque.

Em geral, é difícil  se esquivar ou bloquear de projéteis com velocidades muito grandes, portanto, caso a velocidade da flecha atirada por Nessean for suficientemente alta, então este jogador ganhará um bônus no atributo associado ao golpe (neste caso, arcos). Vamos supor que a velocidade do projétil seja boa, logo, faremos uma comparação entre [Atributo Arcos de Nessean] + [Atributo da Arma] + [Bônus] vs. [Atributo de Auto-Defesa do Monstro].

Se [Atributos Arcos de Nessean] + [Atributo da Arma] + [Bônus] = 12 e [Atributo de Auto-Defesa] = 8, então o jogador obterá sucesso quando tirar 9 no d20 (utilizamos d20, pois 12 + 8 = 20).

Com o sucesso garantido, o dano provocado pelo usuário será calculado de forma semelhante ao combate corpo-a-corpo.
3.2 Sistema de desenvolvimento da história

Como Arkeri é um PbF, damos a liberdade para os jogadores adicionarem elementos na história. Por exemplo, suponha que um usuário imaginou ter encontrado uma espada. Entretanto, haverá uma escala de dificuldade (de 0 à 10) que indicará o quão difícil aquela espada "realmente" aparece naquele momento.

Lançaremos um d10 caso a dificuldade seja não nula. Suponha, por exemplo, que a dificuldade seja 3. Então, haverá sucesso se o sorteio obter um número maior que 3.

3.3. Atributos Secundários (ou Perícias)

Os atributos citados anteriormente possuem maior impacto na construção de um char, pois estes definem as aptidões básicas de um personagem no RPG (combate, absorção de dano, magia e convívio em sociedade). Uma perícia, apesar de ser um atributo, possui influência menor nas características do personagem, porém, na maioria dos casos, é extremamente decisiva.

Perícias, algumas vezes, são interpretadas como habilidades de segunda mão e, em outras situações, são encaradas como um simples atributo.  Quando um jogador for construir sua ficha, ele tem o direito de escolher, no máximo 2 perícias (é opcional), entretanto, é obrigatório relatar na história do personagem, como o herói adquiriu tais técnicas.

Com o desenvolvimento da campanha, o player terá a oportunidade de aprender novas qualificações. Segue abaixo a lista das perícias disponíveis atualmente:

(a) Primeiros Socorros é capacidade de um herói curar um NPC ou Player usando as técnicas de primeiros socorros. Não é utilizado magia ou mana durante ações em primeiros socorros.

(b) Furtividade é a capacidade em realizar ações discretas e rápidas. Essa perícia é essencial para ladrões e assassinos, pois suas principais atividades são executadas de maneira disfarçada e veloz com o intuito de não deixar testemunhas.

(c) Mineração é a capacidade em extrair minérios e outros recursos úteis existente numa rocha.

(d) Metalurgia é a aptidão em produzir metais a partir dos minérios extraídos.

(e) Artesanato trabalho manual para a produção de objetos. É uma perícia importante para a produção de armas ou itens comuns.
Mestre Sinnus
Mestre Sinnus
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/03/2018

https://arkeri-rpg.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos